Bicos e engates pneumáticos 

"""

Tudo sobre conexões pneumáticas: definição, tipos e uso

Conexões pneumáticas são peças usadas para conectar seções de tubos, tubos e mangueiras em sistemas pneumáticos (gás pressurizado).

O que são conexões pneumáticas?

As conexões pneumáticas são usadas para transportar ar comprimido. Comparadas às conexões hidráulicas, as conexões pneumáticas são caracterizadas por vedações mais apertadas e requisitos de pressão mais baixos. Como os sistemas pneumáticos têm muita variedade e complexidade, eles exigem instalação pneumática de diferentes formas e finalidades.

Quais são os diferentes tipos de conexões pneumáticas?

As conexões pneumáticas são diferenciadas de acordo com o tipo de conexão e a função que desempenham. As conexões pneumáticas são unidas por meio de vários métodos de conexão diferentes, cada um com suas próprias conveniências e vantagens.

Acessórios de esfera e manga:

Os encaixes de esfera e luva conectam uma luva externa a um encaixe interno (esfera). A luva se retrai para conectar e desconectar as duas extremidades do encaixe. Algumas conexões de esfera e manga funcionam como conexões de um toque, convenientes para aplicações que exigem desconexão e reconexão frequentes da seção do tubo.

Acessórios de compressão

Os acessórios de compressão incluem todos os tipos de acessórios que usam força de compressão para conectar o vaso ao acessório.

As conexões de compressão padrão usam gaxetas, anéis ou anilhas de metal que formam uma vedação no vaso por compressão. A compressão geralmente é feita apertando uma porca no encaixe da tubulação e virola, comprimindo e prendendo o recipiente no interior. As conexões de compressão padrão não requerem ferramentas para serem montadas, tornando-as convenientes para instalações rápidas em campo.

Acessórios tipo bit:

são conexões de compressão com uma virola pontiaguda que ""morde"" o vaso quando comprimida e fornece uma vedação. Conexões coladas, como conexões de compressão padrão, não requerem ferramentas especiais para montagem, mas fornecem uma conexão mais forte e resiliente.

Acessórios mecânicos:

As conexões mecânicas são montagens de duas ponteiras. A anilha traseira prende a embarcação enquanto pressiona a anilha frontal, que carrega a anilha e cria uma vedação firme entre a tubulação e a conexão

corpo. Esses acessórios podem ser remontados várias vezes sem danificar componentes ou tubulações. Possuem boa resistência a vibrações mecânicas.

Acessórios de alargamento:

Os acessórios alargados consistem em um corpo com uma extremidade afunilada ou cônica. Ferramentas especiais de alargamento são usadas para instalar o recipiente dentro da extremidade afunilada, garantindo uma vedação profunda. As conexões alargadas podem lidar com pressões mais altas e uma gama mais ampla de parâmetros operacionais do que as conexões de compressão padrão.

Acessórios de prensa:

As conexões de crimpagem envolvem colocar o tubo sobre uma extremidade tubular e crimpá-lo com uma luva, anel ou bujão de crimpagem. Esses acessórios geralmente exigem ferramentas ou máquinas de crimpagem para fazer as conexões.

Conectores rápidos

Conexões rápidas são essenciais para conexões que direcionam o fluxo de gás, ar ou água. Também chamados de acopladores rápidos ou desconexões rápidas, eles fornecem uma conexão rápida para a transferência de fluidos. Normalmente operados manualmente, são uma excelente alternativa para conexões rosqueadas e flangeadas.

Acessórios de extremidade:

Os acessórios de extremidade fornecem superfícies específicas para conectar vasos em sistemas pneumáticos.

"
Bicos e engates pneumáticos